quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Araraquara - Desfiles do Carnaval Para Todos 2010 começam no sábado (13)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Apuração das escolas de samba será no Gigantão, às 18 horas da quarta-feira (17)
A partir do próximo sábado (13), a Prefeitura de Araraquara inicia o Carnaval Para Todos 2010. A organização é da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio da Coordenadoria de Turismo e outras secretarias municipais que realizam uma programação diversificada, inteiramente gratuita.
A programação se inicia com o desfile das 12 escolas de samba da cidade que, divididas nos grupos A e B, percorrem a Passarela do Samba, no Cear, nas noites dos dias 13 e 14, sendo o dia 13 com as escolas do grupo A e o dia 14 com o grupo B. Os desfiles devem ser iniciados às 19h30.
No grupo A estão seis escolas, que desfilarão na seguinte ordem: Catados na Rua (subiu para o grupo A), Estrela de Vila Santana, Gaviões do Selmi Dei (campeã do ano passado), Nação Quilombola, Jardim Indaiá, e Unidos da Morada do Sol.
No dia 14, o grupo B, também com seis escolas, segue dessa maneira: Vale do Sol (passou de bloco para escola), Aurora Boreal, Vitório de Santi, Coliseu Dourado, Mancha Araraquara, e Treze de Maio.
Nos dias de desfile – sábado e domingo – também tem Bailes Carnavalescos no Cear, a partir das 23h59. São proibidos menores de 14 anos nos bailes noturnos do Cear - mesmo que acompanhados por pais ou responsáveis.
No domingo e na terça (14 e 16), em Bueno de Andrada, a partir das 15 horas, haverá Carnaval de Rua com trio elétrico e banda. A apuração das escolas de samba será realizada no Gigantão, na quarta-feira (17), a partir das 18 horas.
Grupo A – A Escola de Samba Gaviões do Selmi-Dei, campeã do Carnaval 2009, apresenta na Passarela do Samba o samba-enredo "Sonhar não custa nada, você pode acreditar. Faça do sonho a realidade", composto por Chu, Pedrinho, Conceição, Xande e Xuxu - todos da escola Camisa Verde e Branco, de São Paulo. Fundada em 1998, a Gaviões do Selmi-Dei apresenta 270 integrantes, em 16 alas e três carros alegóricos.
O segundo lugar do Carnaval 2009 ficou com a Nação Quilombola. Este ano a escola apresenta "Da Morada do Sol a Era do Etanol", samba de Ira e Júlio Carioca, interpretado por Bagdá e Getúlio. Oito alas e três carros alegóricos preenchem a Passarela do Samba no desfile da Quilombola, que soma 250 integrantes.
A Escola de Samba Estrela de Vila Santana, terceiro lugar em 2009, apresenta o enredo "Mar: Maravilhas, lendas e riquezas, magnífico mar", composto por Daniel Claser e interpretado por Ângela Fu. A escola, fundada em 1968, vem com 200 integrantes, em cinco alas e três carros alegóricos.
“Araraquara Querida” é o tema da Unidos da Morada do Sol. Com samba-enredo de Araquem Petros, e Alexandre Mariotinni no comando do samba, a escola, fundada em 1979, apresenta nove alas e três carros alegóricos, com 220 participantes.
Com o tema “Lendas, mitos e belezas da Amazônia (Preservação da Natureza e Espécies)”, a Escola de Samba do Jardim Indaiá vem com 220 integrantes, em 10 alas e três carros alegóricos. O samba-enredo é de Daniel de Souza, com interpretação de Daniel, Buiú, Adão e Aninha.
A Catados na Rua, escola campeã no grupo B de 2009, este ano desfila no grupo A, com o tema "Egito: seu povo, sua crença, seus heróis e sua contribuição para a humanidade". Fundada em 1987, a Catados reúne 250 integrantes, em seis alas e três carros alegóricos, para cantar o Egito, numa composição de Getúlio "ManoGê" e com Osvaldo, Marcos e Lincon nos vocais.
Grupo B - No dia 14, o grupo B inicia o desfile com a Escola de Samba Acadêmicos do Vale do Sol, que neste ano passou de bloco para escola. Com o tema "Um nome, minha cidade, um hino de amor", a escola apresenta 180 integrantes, em nove alas e dois carros alegóricos. Para puxar o samba, Keylla Regina, Calói, Júnior e Marcos comandam o cavaco e a interpretação, com a composição de Chicão e Sahra Brandão.
O Halloween pontua o desfile da Escola de Samba Aurora Boreal. Com o tema “A moranga encantada do Halloween”, a escola fundada em 2006 apresenta 150 integrantes, em duas alas e um carro alegórico. O samba-enredo é assinado e interpretado por Negretti Antônio Bonifácio.
A Escola de Samba Benê do Victório de Santi, neste ano evoca a Grécia, com o samba-enredo de Beto Oliveira e Cristiane Oliveira: "Grécia Antiga: Deus, mitos e realidade num paraíso original". Abel, Isabela, Calói e Arrison interpretam o samba que traz para a Passarela do samba 150 componentes, em oito alas e dois carros alegóricos.
A Coliseu Dourado, fundada em 2001, apresenta o tema “África Brasil: A divina rota dos orixás”, em samba-enredo de Beto Oliveira, com 120 integrantes. O samba da escola vem puxado por Aparecida Benedita Rodrigues Manzoni (Cida), a presidente da escola.
A Mancha Araraquara, com 250 integrantes, apresenta "Aquecimento: na esperança de um mundo melhor", em samba de Beto Oliveira, interpretado por Paulinho de Pilares. Nove alas e quatro carros alegóricos incrementam o desfile da escola, fundada em 2000.
A Escola de Samba 13 de Maio encerra o desfile no domingo, com a apresentação do tema "A Mãe África". A escola que foi fundada em 1980 apresenta 158 integrantes, em sete alas e três carros alegóricos. O samba-enredo da escola, composto por Edson "Chamão", ganha interpretação de Cucão, André, Vanessa, Vilma, Edson e Enéias Gabriel.
Toda a programação do Carnaval Para Todos 2010 é gratuita.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates