terça-feira, 13 de abril de 2010

Deficientes visuais de São Carlos têm local adequado para realização de cursos e capacitações

terça-feira, 13 de abril de 2010


A Prefeitura de São Carlos, por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBI), está oferecendo cursos para pessoas com deficiência visual interessadas em aprender o método braile, soroban (instrumento para cálculos matemáticos) e informática Dosvox (programa que transforma textos em arquivo de áudio). Todas essas capacitações estão sendo oferecidas no Espaço Braille, construído pelo município no antigo prédio do Instituto Adolfo Lutz.

Além de oferecer os cursos, a Prefeitura disponibiliza, gratuitamente, o transporte para os deficientes visuais interessados em frequentar o Espaço. As atividades são realizadas de manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 13h às 16h, de quarta (braile), quinta (soroban) e sexta-feira (informática). Já às terças-feiras ocorrem os cursos de braile para professores da rede municipal de educação.

No local também são disponibilizados 1,6 mil volumes em braile, como dicionários, Atlas, literatura infantil, juvenil, ficção, romance, poesia, além de livros didáticos nas áreas de informática, química, matemática, ciências, entre outros.

“No Espaço Braille oferecemos, ainda, o serviço de orientação e mobilidade. Uma professora, especialista na área, ensina as pessoas com deficiência visual a utilizarem bengala e se locomoverem sozinhos pela cidade”, explica Claudete Sacomano, diretora do SIBI.

Além dos cursos, os usuários têm acesso aos equipamentos especializados, como máquina e impressora de braile, computadores softwares como o Dosvox, Winbraille, NonVisual Desktop Access, que possuem sintetizador de voz, editor, leitor e impressor conversor de textos para braile.

“O Espaço Braille pode ser considerado um local que permite à pessoa com deficiência visual uma convivência importante para o desenvolvimento de suas atividades de acesso e uso da informação, sendo também um espaço para lazer, entretenimento e formação”, finaliza Claudete.

O Espaço Braille está localizado na rua Conde do Pinhal, 2.041, no prédio do antigo Instituto Adolfo Lutz. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. O telefone é (16) 3364-2602.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates