terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ibaté - Cirurgias de catarata têm aumento de 88% no município

terça-feira, 17 de novembro de 2009
A modernização de aparelhos e o fácil acesso são motivos pelos quais o número de cirurgias tem crescido na cidade

Dando ainda mais visibilidade aos investimentos realizados pela atual administração do município na área de saúde, a realização de cirurgias de catarata, feitas em Ibaté, comprovam a melhoria dos serviços prestados à população. Pacientes elogiam o novo sistema e, em palavras, definem os serviços como extremamente satisfatórios.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parrela, o Zé Parrella, diz que serviços essenciais não podem faltar. “Nossa população paga seus impostos regularmente e tem o direito de receber os serviços básicos de saúde. Em muitos lugares isso não acontece e é uma vergonha! São serviços essenciais, que hoje nosso município pode contar e que, enquanto eu estiver na administração da cidade, eles não faltarão”.
Delmira de Souza Coimbra, de 90 anos, moradora de Ibaté desde 2008, realizou duas cirurgias de catarata nos últimos dois meses. De acordo com a filha da paciente, Maria da Graça Gomes de Souza, o problema foi diagnosticado assim que a mãe foi levada até o ambulatório. “Quando chegamos aqui, foi diagnosticado catarata e a enfermeira disse que minha mãe teria que fazer a cirurgia imediatamente, pois a doença já estava em estado avançado”. Delmira afirma que sua visão se encontrava bem debilitada. “Já estava tudo embaçado, eu já não enxergava nada de longe”. A primeira cirurgia, realizada no dia 17 de setembro e a segunda, no dia cinco de novembro, foram um sucesso. “Ela não teve que ficar internada nenhum dia e, no dia seguinte da cirurgia, já voltamos ao ambulatório, para que o médico desse uma olhada. Estava tudo bem e, depois de três dias, minha mãe estava enxergando tudo”, alegra-se Maria da Graça.
Já Elenice Corrêa Pereira, moradora de Ibaté há 60 anos, fez a primeira cirurgia há sete anos, no município de Dourado, “pois aqui não faziam esse tipo de cirurgia”, declara. Ela afirma que as melhoras só começaram a aparecer com o atual prefeito. “Fiz a cirurgia no outro olho faz dois meses, e minha recuperação foi excelente, assim como minha nova visão está agora”, brinca. “Não tínhamos como fazer esse tipo de cirurgia aqui, tinha que ser em São Carlos, Dourado, Araraquara. É muito mais fácil já fazer na sua cidade mesmo. Não tenho do que reclamar, foi tudo muito rápido e muito bem feito”, elogia.
O médico oftalmologista do ambulatório de saúde, Luiz Otávio R. de Paiva Dias, que trabalha na cidade desde 1995, declarou que, desde maio desse ano, cirurgias de catarata já são realizadas frequentemente. “Há algum tempo, realizávamos apenas 4 cirurgias por mês. Hoje a média é de 33 cirurgias mensais”. Ele afirma que, antigamente, cirurgias de catarata só eram realizadas quando a doença se encontrava em estado avançado e que, atualmente, não é mais assim. “Já tínhamos os equipamentos necessários para fazer exames de rotina, porém hoje é tudo modernizado. Temos aparelhos que podem detectar doenças em poucos segundos e assim evitar maiores transtornos aos pacientes”.
Zé Parrella relembra todas as melhoras realizadas, até agora, em sua administração. “Já modernizamos equipamentos, veículos, contratamos mais funcionários, as farmácias dos postos de saúde contam com todos os medicamentos necessários, entre outras coisas. Aos poucos, estou conseguindo trazer para cidade tudo o que ela não tinha, no passado, e o povo reconhece isso, pois eles sentem as melhoras que já foram feitas, quando são bem atendidos e têm acesso a cada vez mais serviços em nossa cidade”, finaliza.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté



0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates