sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Araraquara - Feriado começa com Marcha da Consciência Negra na cidade

sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Araraquara iniciou o feriado do Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20), com a realização da 1ª Marcha Regional Consciência Negra. Os participantes se reuniram no Paço Municipal e seguiram até a Praça da Santa Cruz, onde dedicaram a data à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Na abertura da Marcha, após a realização de um minuto de silêncio em homenagem aos negros engajados na luta pela discriminação racial, o prefeito Marcelo Barbieri destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Aepir (Assessoria Especial de Promoção da Igualdade Racial), por meio da assessora Alessandra de Cássia Laurindo, a fim de promover a igualdade racial. “O Centro de Referência Afro é um espaço democrático que mostra o trabalho das conquistas dos afrodescendentes de Araraquara e do país. O trabalho desenvolvido visa a união de cores e raças”, disse o prefeito. “Lá, nos últimos dias, inauguramos a Biblioteca Afro Professor Eduardo de Oliveira e também um Telecentro Comunitário. São espaços fundamentais para o desenvolvimento da nossa cultura afro”.
Esta foi a primeira edição da Marcha Regional ConsciênciaNegra. Apesar de ter sido realizada anteriormente em duas edições, ambas municipais, o evento, a partir de agora, torna-se regional. “Estendemos o convite para a região e teve grande aceitação, pois muitas pessoas vão para São Paulo celebrar a data, mas a idéia é fortalecer a luta do Movimento Negro no interior”, explica Alessandra de Cássia. “A Marcha é um importante instrumento de reflexão para avaliar as ações e políticas que estão sendo desenvolvidas para a população negra. Ela é independente de pré-conceitos e busca o respeito a cada um de nós. É uma luta da sociedade como um todo e mostra que podemos fazer a diferença, positivamente”.
A Marcha teve a participação das ONGs Fonte, RNP+SOL, Associação Cultural dos Afrodescendentes de Araraquara e Região, e também comunidades de terreiros, escolas de samba e cidades da região.
Diversas autoridades acompanharam a Marcha, entre elas: Dimas Ramalho (deputado federal), Orlando Mengatti Filho (secretário de Governo), Márcio Santos (secretário de Administração), Antônio Martins (secretário da Educação), e os vereadores João Farias, Serginho Gonçalves, Tenente Santana, Carlos Nascimento e Márcia Lia.
Araraquara é um dos 680 municípios do país que comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.Pelo terceiro ano consecutivo o feriado municipal é comemorado na cidade. Apenas 12,2% dos municípios brasileiros celebram a data. No Estado de São Paulo, 104 municípios aderiram à comemoração, de um total de 645 cidades.
A programação em homenagem ao mês da Consciência Negra continua até o próximo dia 30 e novembro, com diversas atividades culturais, todas gratuitas.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates