sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Araraquara - “Teatrada” reúne três espetáculos no Teatro Wallace Leal

sexta-feira, 20 de novembro de 2009



Na próxima terça-feira (24), três espetáculos teatrais integram a programação da “Teatrada”: “A Bruxinha que Era Boa”, “Cabeça de Papelão” e “O Restaurante”. A apresentação será realizada a partir das 19 horas, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados no próprio teatro, uma hora antes da apresentação.
Os espetáculos fazem parte da programação do Panorama das Oficinas Culturais Municipais - programa desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura - e apresentam os alunos das Oficinas de Teatro da educadora social Sheila Rizzi.
O primeiro espetáculo é destinado às crianças, enquanto os outros são para público adulto.
A Bruxinha que Era Boa – O espetáculo infantil conta a história de uma bruxinha diferente que, para passar nos exames da escola de bruxarias e ganhar o prêmio máximo - uma vassoura a jato -, precisa fazer maldades e aprender a ser uma bruxa ruim de verdade.
Porém, ela é uma bruxinha boa e não consegue fazer nenhuma ruindade e, por isso, acaba presa numa torre. Mas, se torna amiga de um menino lenhador que a salva e, juntos, vivem grandes aventuras para livrar a floresta das bruxas.
O elenco apresenta: Thayná Conceição, Juliana Madalena, Luana Mendes, Letícia Milharini, Ariane da Silva, Dayana de Araújo, Laura Braz, e Murilo Nogueira Rangel.
Cabeça de Papelão – O espetáculo é uma adaptação do contoO Homem da Cabeça de Papelão”, de João do Rio - jornalista, cronista, tradutor e teatrólogo brasileiro falecido em 1921.
Na obra original, escrita em 1921, o autor critica a sociedade carioca ao desenhar a sua cobiça, seu hedonismo preguiçoso e ao inventariar seus valores burgueses, como a “busca do sucesso financeiro”, ou ainda, o tradicional “bom senso”.
“Todos vão agindo com religiosa obediência ao que lhes dita a cabeça de papelão, sem questionamento, sem autenticidade. E no final, essa cabeça de papelão pode não ter um mecanismo perfeito, mas estará sempre vinculada a muitos ganhos”, explica a educadora social.
No elenco do espetáculo estão Guilherme Sequeto, Bianca Galati, Higor Galati, Mariana Biscari, Érica da Silva, Tatiana Fusco, Ana Carolina Ferrari, Jaqueline Ferrari.

O Restaurante – Três esquetes cômicas integram o espetáculo, que é resultado da criação coletiva dos atores, por meio de improvisação.
A educadora Sheila Rizzi, em seu trabalho desenvolvido nas Oficinas Culturais Municipais, tem como base os parâmetros do teatro improvisacional de Viola Spolin, uma grande estudiosa no assunto.
"A ideia da improvisação está diretamente ligada à espontaneidade, que cria uma explosão e nos liberta de quadros de referências estáticos, esteriótipos, de teorias não dirigidas e técnicas que são, na verdade, descobertas de outros. A espontaneidade gerada pela improvisação é um momento de liberdade pessoal quando estamos frente a frente com a realidade e a vemos, a exploramos e agimos em conformidade com ela. É um momento de descoberta, de experiência e de expressão criativa", diz Sheila.
De acordo com a educadora, foi por meio desta teoria que surgiu o espetáculo “O Restaurante”. “É uma criação coletiva, onde os alunos criaram suas próprias esquetes e ações dramáticas”, resume.
As esquetes apresentadas são: “A Enfadonha”, “Os Nordestinos” e “As Trambiqueiras”. O elenco apresenta: Higor Fermiano, Júlia Meaulo Flores, Marina de Nóbile, Marina Gonzaga, Matheus Alencar e Matheus Serafim.
SERVIÇO:
Panorama das Oficinas Culturais Municipais apresenta “Teatrada”
Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 - Centro)
Data: terça-feira (24)
Horários:
19 horas: “A Bruxinha que Era Boa”
20h30: “Cabeça de Papelão”
21h15: “O Restaurante”
Realização: Prefeitura de Araraquara (Secretaria Municipal da Cultura – Fundart)
Entrada franca – retirar convites uma hora antes da apresentação, no próprio teatro

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates