sábado, 7 de novembro de 2009

Araraquara - Noventa dias sem cigarro

sábado, 7 de novembro de 2009

Depois de muita polêmica, Lei Antifumo completa três meses e balanços mostram que ela “veio para ficar”







“A lei pegou.” Esta foi a resposta que fiscais e donos de bares e restaurantes deram à reportagem da Tribuna Impressa e do Portal Tribuna sobre os 90 dias de vigência da Lei Antifumo, completados neste sábado e que proíbe o fumo em locais públicos fechados ou cobertos.

“Não tivemos nenhum problema. Nem na periferia, que, pelo menor nível de entendimento, achamos que seria complicado”, afirma Ana Lucia Bose, coordenadora da Campanha Antifumo do Grupo de Vigilância Sanitária do Estado. Nos últimos 30 dias, os fiscais registraram apenas uma ocorrência em um bar da cidade.

Em Araraquara, a fiscalização é feita por dois funcionários do Centro de Defesa e Orientação do Consumidor e do Mutuário de Araraquara (Codecom), dois da Vigilância Sanitária Municipal e dois da Estadual. Eles fizeram 3,4 mil visitas em mais de 1,4 mil estabelecimentos na cidade.

O Codecom, que trabalha em parceria com o Procon de São Paulo, recebeu 11 denúncias por meio do site www.leiantifumo.sp.gov.br. Porém, nenhuma delas resultou em autuação.

O gerente do Codecom, João Paulo Prado Nascimento, destacou que a fiscalização continua com a mesma intensidade até fevereiro e que o foco é garantir o cumprimento da Lei. “Não somos contra os fumantes, somos a favor de ambientes livres do tabaco, mais saudáveis, em benefício da saúde de todos. Este é o foco da fiscalização”, completou Prado.

Desde o início da vigência da Lei, foram quatro autuações na cidade, sendo uma por meio de denúncia.

1 comentários:

Anônimo

Mais um para a moda dos 90 dias SEM:
http://noventadiassem.wordpress.com/

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates