quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Brotas - Participantes do curso de conselheiros de saúde recebem certificados

quarta-feira, 11 de novembro de 2009




A entrega dos certificados foi realizada pelo Prefeito Municipal, Antônio Benedito Salla e pela Secretária de Saúde, Jane Suzegan



A oficina de formação de conselheiros municipais de saúde encerrou as atividades e realizou a entrega dos certificados no último dia 6 de Novembro. A cerimônia reuniu o grupo de cerca de 30 participantes, no Ciam (Centro de Interpretação Ambiental). Intitulada: “Oficina de conselheiros municipais de saúde para o fortalecimento do controle social no SUS”, foi realizada pelo Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS, do DRS (Departamento Regional de Saúde). Os participantes são representantes dos municípios de Brotas e Torrinha.

A coordenadora da oficina foi a profissional Silvana Regina de Campos Pelegrina, do DRS. A formação de conselheiros foi viabilizada pela Prefeitura Municipal de Brotas, através da Secretária de Saúde. A oficina foi realizada em nove módulos e teve início no dia 22 de Outubro. Para a realização da oficina, também destaca-se a atuação do NEP (Núcleo de Educação Permanente) e do Colegiado de Gestão Regional de Jaú que priorizou a realização de educação permanente. O Prefeito Municipal, Antônio Benedito Salla e a Secretária de Saúde, Jane Suzegan realizaram a entrega dos certificados de conclusão da oficina para os participantes.

A pastora Ana Maria de Moraes Malta Ferreira, também integra o Conselho Municipal de Saúde representando os usuários. Participante dos nove módulos, ela acredita que a oficina proporcionou clareza e entendimento do funcionamento do sistema público de saúde. Desta forma, os integrantes do conselho estão agora mais capacitados para desenvolver as ações e podem efetivamente agir. “O curso além de nos capacitar como conselheiros, trouxe clareza com informações que ainda não tínhamos e, vão melhor direcionar o trabalho do grupo. Elogio também a atitude da Secretária de Saúde, Jane Suzegan, em proporcionar a oportunidade de formação para os conselheiros. Hoje pode dizer que estou de bem com o SUS”, explicou.

Os temas abordados foram relacionados a saúde, a partir do conhecimento de cada participante, das demandas e necessidades dos usuários, profissionais de saúde, prestadores de serviços e gestores. A proposta contribui para o conhecimento, acrescentando conteúdos técnicos ao saber e à experiência de cada conselheiro representando avanço, apoio e fortalecimento para o Controle Social no SUS.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brotas/SP.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates