terça-feira, 3 de novembro de 2009

Calor não afasta ibateenses no Dia de Finados

terça-feira, 3 de novembro de 2009
Divulgação


Contrariando a tradição de chover no feriado de finados, a ultima segunda-feira (2) permaneceu com o tempo limpo e ensolarado durante o dia todo. O movimento no cemitério municipal de Ibaté foi intenso durante todo o final de semana, onde muitas pessoas aproveitaram para limparem os túmulos e prepará-los para o feriado.

O sol não afastou os ibateenses. O forte calor foi aplacado com muita água e guarda-chuvas. Na segunda, o cemitério ficou aberto das 08 às 17 horas e o dia foi de homenagens com flores, velas e muitas rezas, àqueles que se foram.

De acordo com o prefeito municipal, José Luiz Parella, o Zé Parrella, a prefeitura montou um esquema especial para o monitoramento do trânsito e da segurança no entorno do local. “Aumentamos o efetivo da guarda municipal para garantir a segurança e o bom fluxo no trânsito daqueles que vieram até o cemitério”.

Parrella destacou também o serviço da Vigilância Sanitária. “Nossos fiscais da vigilância também estiveram durante o dia de finados atentos com as barracas que ficaram localizadas na praça do cemitério”.

Como tem feito todos os anos, o prefeito realizou diversas melhorias no Cemitério Municipal. Quem visitou o local, pode notar as evidentes manutenções e mudanças que foram realizadas, tais como, construção de calçadas, reformas em túmulos antigos, jardinagem, pintura do novo muro e do velório municipal, entre outras melhorias. “Estive no cemitério e as pessoas agradeciam felizes pelo que fizemos lá. Um morador me disse que nosso cemitério está lindo de morrer”, brinca.

O cruzeiro do cemitério – onde os fiéis acendem velas em intenção a todas as almas – é um dos locais mais frequentados no Dia de Finados e também foi construído pelo atual prefeito já no seu primeiro ano de mandato. “Dava vergonha de ver o cruzeiro que tínhamos aqui. Quando assumimos a prefeitura, encontramos até caixão jogado. Um total desrespeito com as famílias da nossa cidade”.

Zé Parrella finalizou ressaltando que, aos poucos, transformou o cemitério em um local menos triste para sua população. “Tive a preocupação em deixar esse local como um verdadeiro jardim, onde pobres e ricos, católicos e evangélicos, enfim, toda a população se sinta menos triste do que um cemitério apresenta”.

Na capela ecumênica, as comunidades católicas da cidade, durante todo o dia, realizaram diversas missas em homenagens às almas daqueles que já se foram.

FINADOS – O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, faz parte do calendário nacional de feriados, ele é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro, onde os familiares dos falecidos acendem velas para seus entes e oram por suas almas.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté


0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates