terça-feira, 3 de novembro de 2009

São Carlos - Rallyair vai colorir céus da cidade

terça-feira, 3 de novembro de 2009
Réplica do Demoiselle


O céu da região de São Carlos vai ganhar um colorido especial durante a segunda etapa do RallyAir (rally aéreo), nos dias 7 e 8 de novembro. A competição reunirá 60 equipes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento é uma parceria da Prefeitura de São Carlos e do Broa Fly-In e faz parte das comemorações dos 152 anos da cidade, comemorado no dia 4 de novembro.

As aeronaves decolarão do Aeródromo Dr. José Augusto de Arruda Botelho, às margens da represa do Broa, no município de Itirapina, região de São Carlos. O ingresso antecipado para os dois dias do evento custa R$ 20,00 e o comprador terá direito ao boné oficial do rally.

O rally terrestre de regularidade, praticado com motos, jipes e carros de turismo, serviu de inspiração para aquele que já é um dos maiores campeonatos de esporte de aventura já realizados, o RallyAir. Como o próprio nome já diz, um rally, só que disputado com aviões.

A prova consiste numa competição em que o piloto e navegador têm de cumprir um percurso pré-estabelecido em GPS. Vence quem fizer todo o trajeto mais próximo do tempo e da velocidade definidos pela organização, de acordo com a performance de cada aeronave. Durante o percurso, os competidores têm, obrigatoriamente, que passar por determinados pontos onde são aferidos o tempo e a velocidade de cada aeronave.

A equipe, composta por piloto, navegador e capitão, deve manter as médias anteriormente definidas e seguir o roteiro até o destino final. Assim como nos rallies em terra, uma planilha distribuída aos participantes, contendo informações de médias horárias, aferições e roteiro, serve de base para o desenvolvimento do rally. A competição exige raciocínio, capacidade de cálculo e um excelente entrosamento entre piloto e navegador. Também faz parte da disputa o cálculo do consumo de combustível de cada aeronave e o pouso de precisão.

O RallyAir 2009 foi lançado no dia 22 de agosto, em Guarapuava (PR), onde foi realizada a primeira prova do Campeonato. Um público superior a 15 mil pessoas esteve no aeroporto da cidade, conferindo a participação de 42 equipes que disputaram o titulo da primeira etapa em três categorias.

Para a segunda etapa, estão sendo esperadas mais de 60 equipes, que prometem dar uma verdadeira festa nos céus da região. Além disso, o piloto e comandante Paulo Medina irá levar o seu Air Show para todos os expectadores e participantes do RallyAir. A festa reunirá esporte, turismo e negócios e deve firmar o RallyAir como um dos maiores eventos de aviação já realizados no país.

Demoiselle fará voo durante RallyAir - A segunda etapa do RallyAir, que acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro, no complexo do Broa em Itirapina, região de São Carlos, contará com uma atração especial. O voo de uma réplica do Demoiselle.

A aeronave é o segundo avião inventado por Santos Dumont, após fabricá-la, Dumont tornou público o projeto da invenção. É uma aeronave de excepcional estrutura, que influenciou toda a indústria da aviação, em especial a francesa, no início do Século XX.

A réplica é do empresário Fernando de Arruda Botelho, entusiasta da aviação, fundador do Instituto Arruda Botelho (IAB) e um dos promotores da segunda etapa do RallyAir. O Projeto Demoiselle foi desenvolvido pelo Instituto Arruda Botelho para prestar justa homenagem ao poder criativo de Alberto Santos Dumont.

“Santos Dumont foi um gênio. Além de engenheiro aeronáutico de extrema capacidade, foi fantástico como desenhista, mecânico e piloto. O seu trabalho tem de ser mais valorizado no País, assim como o é no exterior”, ressaltou Fernando Botelho.

De acordo com Botelho, o feito de Santos Dumont deve ser motivo de orgulho para os brasileiros e servir de exemplo para o País. “É preciso acreditar em nós, assim como o Pai da Aviação acreditou em si há um século”, frisou.

O Instituto Arruda Botelho já fabricou cinco réplicas do Demoiselle. Com o avião, Fernando Botelho já sobrevoou o Canal da Mancha, entre França e Grã Bretanha, fez a travessia de Paraty a Angra dos Reis, no RJ e também já se apresentou em Dayton – EUA, terra natal dos irmãos Wilbur e Orville Wright (os inventores do avião segundo os historiadores norte-americanos).

Agora será a vez dos competidores e participantes do RallyAir presenciarem a apresentação dessa fantástica aeronave e, através dela, conhecer mais sobre a história da aviação e de seu criador Alberto Santos Dumont.


Divulgação

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates