quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Descalvado - Biblioteca promove curso de “Contação de Histórias”

quarta-feira, 4 de novembro de 2009


Terminou no último dia 27 de outubro o curso de “Contação de Histórias” – uma parceria envolvendo a Secretaria de Educação e Cultura, Oficina Cultural “Sérgio Buarque de Holanda”, de São Carlos, e Biblioteca Pública Municipal “Gerson Alfio de Marco”. De acordo com a pedagoga e contadora de histórias Belisa Jambersi, a oficina objetivou ensinar a dramatizar e confeccionar os personagens e cenários das histórias infantis, apoiando-se em diversos recursos pedagógicos, como forma de explorar e desenvolver a espontaneidade da linguagem corporal e verbal.

Participaram da oficina as instituições de ensino EMEF “Coronel Rafael Tobias”, EMEF “Padre Orestes Ladeira”, Creche “Profª Paula Cristina Xavier”, Creche Caic “Dr. Cid Muniz Barreto” e Creche “Profª Matilde de Freitas Cirelli”. Ao todo foram dezoito pessoas envolvidas, entre bibliotecária, auxiliares de biblioteca e monitores de creche, com foco voltado para o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Nas aulas foram trabalhadas histórias de diferentes gêneros, tais como literatura infantil e contemporânea, literatura oral e contos acumulativos, com o intuito de convidar o público a sentir diferentes enredos e narrativas.

A oficina foi ministrada em doze aulas de três horas cada, durante o mês de outubro, sendo que a cada dia uma nova história, em novos cenários, era contada. Foram trabalhados autores consagrados da literatura brasileira e internacional, como Ruth Rocha, Irmãos Grimm e Sylvia Orthof, dentre outros.

O curso de “Contação de Histórias” é uma iniciativa inédiat da Biblioteca Pública Municipal, sob a responsabilidade da bibliotecária Maria Lucia Colucci Izeppi. Segundo ela, “contar e ouvir histórias faz parte da natureza humana e contar muitas histórias nas escolas e bibliotecas podem conquistar um novo leitor e promover um bom trabalho na educação”.

Assessoria de Imprensa de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates