Mais de 700 municípios do País comemoram nesta sexta-feira o Dia da Consciência Negra com feriado. A data homenageia Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, após ser denunciado por um companheiro e capturado pelos portugueses, pondo fim ao Quilombo dos Palmares, o maior refúgio de escravos do País e que chegou a abrigar 30 mil negros.
Em alguns municípios a data é feriado; em outros é ponto facultativo. Na microrregião de Araraquara apenas quatro das 13 cidades decretaram feriado – Araraquara, Américo Brasiliense, Santa Lúcia e Rincão.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
De acordo com o vereador Carlos Nascimento (PT), autor da Lei que instaurou o feriado em 2007, o feriado da Consciência Negra não é uma folga, mas sim um dia para se refletir sobre a importância do negro na sociedade. “Ficamos seis anos estudando os impactos que o feriado iria trazer para a economia, porém, se pensarmos, a dívida da sociedade com os negros é muito maior”.
Nascimento explica ainda que toda a transformação leva tempo, por isso ele acredita que, com o tempo, a luta contra o preconceito irá se fortalecer e, a cada ano, os negros aproveitarão o dia para fazer atividades e programas direcionados à conscientização. “De acordo com dados do IBGE, os negros continuam tendo os piores empregos, os piores salários e as piores moradias. O que queremos é modificar este quadro e igualar os índices, e acredito que estamos conseguindo, pois o número de cidades que estão aderiando ao feriado vem aumentando a cada ano”, conclui o vereador.
Cidades onde não é feriado:
Boa Esperança do Sul
Ribeirão Preto
Gavião Peixoto
Ibitinga
Matão
Motuca
Nova Europa
Tabatinga
Itápolis
Cidade onde é feriado:
Américo Brasiliense
Araraquara
Santa Lúcia
Rincão
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário