quarta-feira, 24 de março de 2010

Matão iniciou segunda fase da vacinação contra a Influenza H1N1

quarta-feira, 24 de março de 2010
Gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos, exceto, idosos, devem procurar o posto de saúde mais próxima da residência

A segunda etapa da vacinação nacional contra a gripe pandêmica (Influenza H1N1) começou na última segunda-feira (22). Durante duas semanas, até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos, exceto idosos, receberão as doses da vacina. Em Matão, o público alvo deverá procurar os postos de saúde e a unidade do Programa Saúde da Família do bairro Bom Jesus.
Todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.
As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.
Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica.
Os idosos que integram esse grupo devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.
Após está etapa será vacinada a população de 20 a 29 anos, depois os idosos acima de 60 anos e finalmente a população de 30 a 39 anos. Mais informações sobre a Influenza podem ser obtidas na Internet no endereço: http://www.vacinacaoinfluenza.com.br. (Fonte: Ministério da Saúde).

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates