quinta-feira, 25 de março de 2010

São Carlos - Gabinete se reúne com representantes do Pronasci para debater Observatório da Criminalidade

quinta-feira, 25 de março de 2010

Os representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reuniram, no final da tarde desta quarta-feira (24), no Paço Municipal, com duas representantes do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) do Ministério da Justiça. As discussões ocorreram em torno da implantação do Observatório da Criminalidade, cujos recursos já foram solicitados pelo prefeito Oswaldo Barba, em encontro com o ministro da Justiça, Tarso Genro, em agosto do ano passado.

Participaram do encontro o delegado da Polícia Federal, Nelson Edilberto Cerqueira, o delegado Edmundo Ferreira Gomes, representando a Polícia Civil, o major Paulo Vilhelm (Polícia Militar), Marcos Roberto de Carvalho, representando o Corpo de Bombeiros, o secretário de Governo, Marcos Martinelli, o comandante da Guarda Municipal, João Luiz Tozzato e as representantes do Pronasci, Talita Lazarin Dall´Bo e Luciana Vasconcelos.

As representantes do Pronasci fizeram uma exposição do programa e apontaram sugestões a serem adotadas pelo município, como o Protejo (Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável), destinado à formação e à inclusão social de jovens e adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana e Mulheres da Paz, destinado à capacitação de lideranças femininas e inclusão em programas de promoção da cidadania.

Programas semelhantes

Como a cidade já adota programas semelhantes, as discussões se concentraram no Observatório da Criminalidade, que terá a tarefa de acompanhar os índices de criminalidade de forma científica, metodológica, com base em dados colhidos pelos diversos órgãos envolvidos com a segurança pública.

Segundo o secretário de Governo, Marcos Martinelli, foram solicitados R$ 395 mil ao Ministério da Justiça para a implantação do programa. “Acreditamos que os recursos devam ser liberados para o prosseguimento do projeto”, afirma.

“A participação dos integrantes do GGIM nessas discussões é importante para dar segmento às propostas de São Carlos de assegurar o controle da violência, além de demonstrar aos representantes do Pronasci os esforços empregados na seqüência do programa na cidade”, completou.

O que é Pronasci

O Pronasci visa articular políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção e buscando atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública. O Pronasci chegou a 150 municípios, ao Distrito Federal e a 22 Estados. No Estado de São Paulo, além de São Carlos, estão no Pronasci os municípios de Carapicuíba, Suzano, Estância Hidromineral de Poá, Guarujá, Sumaré, Guararema e Itaquaquecetuba.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates