sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Descalvado - Terra Paulista Mogiana é lançado oficialmente em Porto Ferreira

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Foi lançado oficialmente, em cerimônia na Câmara Municipal de Porto Ferreira, o projeto “Terra Paulista Mogiana”. O projeto visa o desenvolvimento regional sustentado, com a participação dos municípios de Descalvado, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú, constituindo, assim, o primeiro território sustentável do país.
O projeto tem como objetivos específicos apoiar a promoção social das populações rurais de baixa renda, como trabalhadores rurais locais e assentados, por meio de constituição de comunidades agroecológicas sustentáveis; promover a melhoria das condições locais do meio ambiente, a criação de empreendimentos de baixo impacto ambiental e de ações de preservação dos recursos naturais; e buscar investimentos visando a geração de emprego e renda em cadeias produtivas relacionadas à bioenergia, aos alimentos orgânicos e fomento florestal; assim como empreendimentos sustentáveis em áreas urbanas voltados para a inclusão digital, uso de resíduos para bioenergia e construção civil.
Estiveram presentes os prefeitos de Descalvado, Luis Antonio Panone, de Porto Ferreira, Maurício Rasi, a vice-prefeita de Santa Cruz das Palmeiras, Rita Zanata, os presidentes das Câmaras Municipais de Porto Ferreira, Luiz Antonio de Moraes, o Maguila, de Santa Rita do Passa Quatro, Marcelo Simão, de Santa Cruz das Palmeiras, Edilson Voltareli, o Lira e de Tambaú, Alberto Ferreira de Lima, além dos vereadores de Santa Cruz das Palmeiras, Sérgio Luis Bento, de Porto Ferreira, Valdi Bosso, Carlos Berque e Gilson Strozzi que representou o deputado federal Lobbe Neto. O Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Agenor MauroZorzi foi representado pelo Diretor de Departamento Reynaldo Zanirato Júnior.
Enviaram ofícios parabenizando a iniciativa e o projeto os deputados federais Arnaldo Jardim (PPS-SP), Lobbe Neto (PSDB-SP), Devanir Ribeiro (PT-SP) e Michel Temer (Presidente da Câmara dos Deputados) e os estaduais Baleia Rossi (PMDB-SP) e Davi Zaia (PPS-SP). O Governador José Serra também enviou ofício destacando a importância do evento, bem como os secretários de Estado, Xico Graziano (Meio Ambiente), Aloysio Nunes Ferreira (Casa Civil) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento).
Panone – O prefeito Luís Antonio Panone destacou a importância do momento pelo qual passam as cidades que fazem parte do “Terra Paulista Mogiana”. “Eu quero dizer que esse é um momento bastante importante, porque eu penso que pela primeira vez nós iniciamos um diálogo entre os municípios que fazem parte do nosso Vale do Mogi. A gente mal conversava. Hoje, para a prospecção de recursos junto aos governos federal e estadual, as ações se tornam mais possíveis na medida em que somamos esforços. O Terra Paulista Mogiana vai nos possibilitar a procurar projetos aos quais não teríamos acesso, já que somos municípios de menor porte”, afirmou Panone, que garantiu espaço para os demais municípios da região que queiram aderir ao projeto.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, o projeto nasceu sob o ceticismo de algumas lideranças, mas que com o passar do tempo, após uma série de reuniões entre prefeitos e presidentes de Câmaras municipais, aos poucos os atores envolvidos foram tomando conhecimento da importância do Terra Paulista.
Panone citou a reunião que recentemente ele manteve com executivos do Banco do Brasil, num trabalho de sensibilização para que o banco apoiasse o projeto. “E eu percebi que eles foram bastante acessíveis, e tenho certeza que eles vão estudar com bastante critério esse nosso desejo de implantar projetos que visem o desenvolvimento sustentável”, finalizou.

Obs: Com a colaboração da Assessoria de Imprensa da Câmara de Porto Ferreira

Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates