quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Destaque para o fortalecimento de políticas inclusivas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Dia de Comemorar Conquistas e Estabelecer Novos Desafios

Em 1991, a Organização das Nações Unidas - ONU, instituía o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de Dezembro. Essa foi a forma de marcar a década das Nações Unidas para Pessoas com Deficiência (1983-1992). A partir daquela data, em todos os anos, os países devem refletir sobre os direitos da pessoa portadora de deficiência em suas várias instâncias, seja nacional ou municipal.

O objetivo maior desse Dia é conscientizar as pessoas para a igualdade de oportunidades a todos, sejam elas portadoras de alguma deficiência ou não. Essas oportunidades se refletem no meio físico, o acesso a prédios públicos, como teatros, restaurantes, museus, etc., também o acesso aos transportes; à educação; ao emprego e às informações, que devem ter características distintas para portadores de deficiência visual e auditiva.

No dia 3 de Dezembro deve-se celebrar as conquistas desse segmento da sociedade, promover os direitos humanos e conscientizar a população sobre assuntos de deficiência. E ainda, pensar a inclusão da pessoa portadora de deficiência na sociedade, para que ela influencie sobre programas e políticas que a afete.

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates