quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Descalvado - Lançada a “Agenda 21 – Programa de Desenvolvimento Sustentável”

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Foi lançado oficialmente no município o programa “Agenda 21 – Programa de Desenvolvimento Local Descalvado Sustentável”. A cerimônia aconteceu na sede da Secretaria de Educação e Cultura, com a presença do prefeito Luís Antonio Panone, da secretária de Assistência e Desenvolvimento social, primeira-dama Jose Panone, e dos secretários Wilson Scatolini, de Finanças e Administração; Paulo Roberto Saggiorato, de Esportes, Lazer e Turismo; e Patrícia Bortoletto de Falco, de Saneamento, Água e Esgoto.

Também prestigiaram o evento o diretor do campus da Unicastelo de Descalvado, o ex-prefeito José Antonio Todescan Gabrielli (Lito) e o diretor-presidente da ParqTec de São Carlos, professor Sylvio Goulart Rosa Junior; e os vereadores Geraldo Magela Izeppe (PTB) e Gilson dos Santos Rodrigues (PT).

A Agenda 21 surgiu em 1992, durante a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro. Trata-se de uma estratégia e um processo intencional dos atores, das pessoas de um determinado território, para, a partir de seus ativos, de suas potencialidades e vocações, construir um projeto de desenvolvimento com mais participação social, equidade, pujança econômica e sustentabilidade.

O propósito do desenvolvimento local é a formação da capacidade econômica de uma determinada área para melhorar o seu futuro e melhorar a qualidade de vida de todos. É um processo em que parceiros, dos setores público, privado e não governamental trabalham coletivamente para gerar melhores condições para o crescimento econômico e para a geração de emprego.

As metas são Sensibilizar os atores locais, com a finalidade de mantê-los informados e integrados no processo de discussão com as comunidades para construção da Agenda 21; capacitar os atores locais nos assuntos da Agenda 21 e do desenvolvimento sustentável; produzir diagnóstico da situação atual do Município, contemplando um detalhamento dos problemas locais, bem como a relação dos entraves à sustentabilidade do desenvolvimento; definir um plano estratégico participativo de ações com os atores locais, que permita estruturar os seus sonhos, em base das informações obtidas do diagnóstico, em coerência com as questões prioritárias do município; implementar o plano de ações para o desenvolvimento local sustentável; monitorar a execução do plano de ações.

Na cerimônia ficou acertada a composição do Fórum da Agenda 21, com a participação do poder público (por meio das secretarias do Meio Ambiente
Agricultura, Planejamento, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e vereadores), setor produtivo ( com representantes do ParqTec, Sebrae, ACID, Mineração Descalvado, Indústria, Sindicato Rural Patronal, e Assentamentos/Sindicato Rural/INCRA) e da sociedade civil (Unicastelo, Uniter, Rotary, Loja Maçônica, Associações de Moradores, Anev e OAB).

A próxima reunião está marcada para o início de 2010, em data ainda ser definida.

Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates