terça-feira, 8 de dezembro de 2009

São Carlos - UFSCar vai capacitar professores a identificar vítimas de abuso

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Programa do Laprev será aplicado em 20 cidades do Estado


A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai capacitar a partir de 2010 professores de 20 cidades paulistas para identificar crianças vítimas de abuso e violência doméstica. O curso tem 80 horas de aulas teóricas e práticas e já ganhou dois prêmios internacionais.

O Laboratório de Prevenção à Violência (Laprev) estuda o assunto há 11 anos e faz parte do programa “Escola que Protege”, do MEC, que oferece cursos de capacitação para professores.

Em São Carlos, mais de 300 professores foram capacitados nos últimos três anos. O projeto constatou que 7% das crianças tinham sofrido algum tipo de violência. “Se a criança se torna agressiva ou começa a se isolar e não participar das atividades pode ser um sinal de que ela está sofrendo violência”, afirmou a pesquisadora do Laprev Rachel Brino.

Os professores aprendem a conquistar a confiança dos alunos. “Todos os dias, quando nós fazemos rodas de conversa, nas salas de aula, as crianças têm a oportunidade de conversar e a partir daí, elas podem comentar determinados assuntos que acontecem em casa”, explicou a professora de Educação Infantil Sandra Redivo.

Desde que o programa começou na cidade, as denúncias dobraram, o que significa que a sociedade está mais atenta.

Os municípios que quiserem participar do curso de capacitação podem entrar em contato pelo site www.ufscar.br/laprev.


EPTV

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates