segunda-feira, 8 de março de 2010

Merendeiras descalvadenses passam por cursos de reciclagem profissional

segunda-feira, 8 de março de 2010

Um grupo de 70 merendeiras passou por cursos de qualificação profissional promovido pela Secretaria de Educação e Cultura (SEEC). Na parte teórica, foram abordadas “As Boas Práticas de Manipulação e Conservação dos Alimentos”. Na última semana, as servidoras que trabalham nas escolas dirigiram-se à cozinha piloto, onde são preparadas as merendas escolares, para tomarem conhecimento de todas as fases de preparo da alimentação.

Segundo a chefe do Serviço Municipal de Alimentação Escolar (SMAE), Suzy Rosane Cerantola Boarini, as merendeiras, ao final do treinamento, conceberam uma visão completa do que é a alimentação escolar. “É preciso saber, por exemplo, porque o arroz é feito de determinada maneira, porque é necessário consumir carnes e verduras”.

No campo teórico, os tópicos apresentados apontavam para o resgate da responsabilidade do manipulador de alimentos na produção das refeições, mostrando o que é contaminação e como ela chega aos alimentos, definindo tipos de microrganismos que causam doenças gastrintestinais. Também foram abordadas regras sobre higiene pessoal, na manipulação dos equipamentos e utensílios, no ambiente de trabalho e na conservação dos alimentos.

Para a secretária de Educação e Cultura, professora Rosinês Pozzi Casati Gabrielli, o investimento na formação continuada dos profissionais ligados à merenda marca um novo tempo na alimentação escolar. “Nós não permitimos mais que as cantinas funcionem nas escolas municipais. Apostamos numa alimentação saudável para os alunos, levando as necessidades nutricionais de cada um, sem adotar uma dieta restritiva. As guloseimas podem ser consumidas, mas de forma moderada. Eu posso dizer que a merenda virou um centro de educação alimentar”, afirmou a secretária.

Logo no início do ano letivo, o prefeito Luís Antonio Panone e a professora Rose percorreram as escolas municipais, para conhecer as mudanças que foram adotadas pela Secretaria para 2010. “Eu tive a oportunidade de conversar com algumas crianças, professores e pais de alunos, e pude perceber que a merenda tem grande aprovação por parte deles. Muitos dos estudantes até conhecem de cor o cardápio, e tem suas preferências. Nós temos a responsabilidade de não permitir que se forme uma geração de crianças obesas, e com sérios problemas de saúde, como diabetes e pressão alta. A educação passa pela alimentação”, finalizou Panone.


Prefeitura de Descalvado

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates