quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Porto Ferrreira - Aluna da rede municipal de ensino vence etapa em nível nacional de concurso de desenho e poesia

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Desenho de Manuela Marcelino Denardi para a Fundação Cargill
Com a bicicleta, Manuela à frente dos representantes da Cargill e professores da escola Noraide Mariano

Fundação Cargill premiou trabalhos de crianças de 7 a 10 anos de idade

Quatro alunos de escolas públicas de diferentes partes do Brasil tiveram seus trabalhos sobre folclore escolhidos, numa iniciativa da empresa Cargill. O desenho da aluna Manuela Marcelino Denardi, da 1ª série da Emef Professora Noraide Mariano, de Porto Ferreira, ganhou o prêmio de melhor desenho original. O trabalho de Manuela mostra uma lagoa encantada que transforma peixes em ouro, quando eles são retirados da água.
A solenidade de entrega da premiação reuniu alunos da escola, professores, direção e funcionários, além dos pais e equipe da Cargill. Representando o Departamento de Educação e a Administração Municipal, compareceu à solenidade a professora Elizabete Massoneto Tazzato.
A iniciativa foi realizada em comemoração aos 10 anos do Programa de Apoio ao Ensino Fundamental Fura-Bolo, que contribui para o estímulo à leitura e à educação de mais de 46 mil alunos entre 7 e 10 anos, de 135 escolas, localizadas em 13 municípios de oito Estados brasileiros.
A primeira etapa do concurso direcionou os melhores desenhos e poesias regionais para a etapa nacional, que, por sua vez, premiou dois desenhos de alunos de 1ª e 2ª séries e duas poesias de alunos de 3ª e 4ª séries sobre o tema: "Uma história de folclore diferente". Os trabalhos foram selecionados por um comitê formado por jurados internos (voluntários da empresa) e também externos (jornalistas e formadores de opinião).
O Programa Fura-Bolo, implantado em Porto Ferreira, consiste na distribuição de uma coleção de livros desenvolvidos para alunos de 1ª a 4ª séries, que apresentam histórias, lendas, parlendas, trava-línguas, adivinhações, receitas típicas e uma série de outros gêneros textuais, de maneira leve, com muitas cores e imagens. Nos 10 anos de programa, já foram distribuídos cerca de um milhão de livros aos alunos beneficiados.
Sempre em parceria com prefeituras e secretarias municipais de educação, o Fura-Bolo também realiza anualmente os encontros de formações continuada voltados aos educadores para melhor implementação do programa.

Fundação Cargill
A Fundação Cargill foi criada em 1973 com o propósito inicial de contribuir para o desenvolvimento e a promoção da tecnologia e dos estudos científicos relacionados à agricultura, à agropecuária e ao desenvolvimento de atividades filantrópicas. Para ajudar no desenvolvimento da agricultura no Brasil, a Fundação Cargill já publicou cerca de 228 títulos, com enfoque nas ciências agrárias, distribuídos gratuitamente às instituições de ensino ligadas à agricultura, órgãos públicos, pesquisadores e professores.
A Fundação Cargill também coordena o "de grão em grão", cujo principal objetivo é transmitir conceitos sobre agricultura familiar e alimento seguro. Além de aprender conceitos de higienização de alimentos e pós-colheita de legumes e verduras, os alunos se empenham na produção das próprias hortas. A Fundação Cargill ainda promove atividades para estimular o trabalho voluntário dos funcionários da Cargill, auxiliando entidades sociais e do Terceiro Setor em cidades onde a empresa está presente.

Assessoria Especial de Comunicação Institucional

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates