quarta-feira, 3 de março de 2010

Ibaté - GM faz balanço positivo da lei anticerol

quarta-feira, 3 de março de 2010
Para comandante, ibateenses estão mais conscientes

Trabalho intensivo da GMI continuará durante o ano

Foto: Divulgação

Graças a operação, cidade não registrou acidentes com o material cortante nas férias

Durante as férias escolares, a Guarda Municipal de Ibaté (GMI) intensificou a operação anticerol, que tem por objetivo orientar crianças, jovens e adultos sobre os perigos da utilização de cortante (cerol) em linhas e pipas.

O comandante da GMI, Marcos Padovan Júnior, revela que nas últimas férias escolares foram recolhidos mais de 200 carretéis de linha com o material cortante, cacos de vidro, colas e pipas. “A operação é mais intensa nas férias escolares, pois as crianças e jovens têm mais tempo para soltar pipas. Mesmo assim, a fiscalização continua durante todo o ano”, conta.

O objetivo da operação vai além do simples recolhimento. “Fazemos um trabalho de conscientização, abordando as pessoas e falando sobre o perigo do uso do cerol, mostrando fotos de pessoas que se machucaram. Tivemos um resultado positivo, porque os números de linhas e pipas recolhidas caíram bastante, mas isso não nos faz descuidar. O trabalho é continuo”, diz.

Ele revela que as pessoas estão mais conscientes, tanto que a operação não registrou nenhum caso de acidente e reincidência. “Estamos em alerta. Focamos também as crianças e adolescentes dos 8 aos 14 anos, pois essa faixa etária foi a que mais registrou ocorrências”, diz.

Para proteger os ibateenses de acidentes desse tipo que podem ser fatais, o prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, sancionou uma lei, em 2005, que proíbe a comercialização, fabricação e utilização do material cortante.

Quem é pego com a substância recebe uma multa de R$ 100, como medida educativa para que a população não utilize mais esse tipo de artefato. Se a pessoa for reincidente, a multa dobra, não importa quantas vezes a pessoa tiver sido autuada. Para os menores de idade, a culpa recai sobre os pais ou responsáveis.

O Conselho Tutelar da cidade faz um trabalho conjunto com a GMI encaminhando os menores aos pais e mais uma vez, alertando sobre os perigos dessa substância. “O objetivo é conscientizar tanto as crianças quanto os adultos, que usar linhas com cerol é muito perigoso, não só para quem utiliza como também para os pedestres. Toda e qualquer diversão pode ser prazerosa, desde que seja responsável e não prejudique ninguém”, diz o prefeito.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaté

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates