quinta-feira, 4 de março de 2010

Matão fará parte do SAMU Regional e receberá três veículos

quinta-feira, 4 de março de 2010
Prefeito Adauto Scardoelli discutiu o assunto na última reunião da APRA

Foi confirmada na última sexta-feira (26), durante reunião da Associação dos Prefeitos da Região de Araraquara (APRA), realizada em Itápolis, a implantação do SAMU Regional (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atenderá as 20 cidades que formam a associação.
A central funcionará em Araraquara através do telefone 192, onde funcionários especializados receberão as chamadas e direcionarão os atendimentos.
Para viabilizar a medida, o Ministério da Saúde vai entregar ao SAMU Regional 14 novas ambulâncias, sendo dez unidades de suporte básico e quatro de suporte avançado, que contam com Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Matão receberá três veículos: dois básicos e um avançado.
Lissandro Silva, da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, que participou da reunião com os prefeitos para definir os critérios da implantação, salientou que, com este Projeto do Governo Federal, estas cidades terão um serviço de qualidade, como acontece nas capitais. “O SAMU será a porta de entrada quando os cidadãos passarem mal e, por isso, preciso ser um atendimento de qualidade”, disse.
O prefeito Adauto Scardoelli, que é vice-presidente da APRA, aponta que a implantação do SAMU será um grande avanço, um salto de qualidade. “Entramos em um processo de transição em nosso país e quando maior a unidade das cidades, maior será o nosso ganho. O país está avançando com os investimentos maciços do Governo Federal nos municípios e, neste caso, com a implantação do SAMU daremos um salto de qualidade enorme e quem vai ganhar com isso é a população. Sem dúvida, foi uma grande conquista da Associação de Prefeitos”.
O Ministério da Saúde vai liberar aproximadamente R$ 1 milhão para adequações na central de atendimento em Araraquara, uma vez que o serviço 192 vai receber chamadas de todas as cidades atendidas e necessitará de adequações no sistema telefônico e no espaço físico.
A primeira medida para a efetiva implantação do serviço começa já nesta quarta-feira (3), às 14h00, na sede do SAMU Araraquara, onde funcionará a central regional. Os gestores de saúde das cidades atendidas estarão reunidos para um treinamento. Uma das primeiras ações deverá ser a conscientização da população para a correta utilização do serviço.


Prefeitura Municiapal de Matão

0 comentários:

 
◄Design by Pocket, avn. Distributed by Deluxe Templates